Esta planta que você esta vendo é conhecida por poucos como favela e foi ela quem deu o nome para aquele aglomerado de casas em lugares pobres.
Hoje o termo favela é empregado como sinônimo de região urbana que possui um nível baixíssimo de qualidade de vida e cujos habitantes, são indivíduos de baixo poder de compra. Conjunto de habitacional popular, construído pelos próprios moradores com material grosseiro. As favelas cariocas são as mais conhecidas e surgiram por volta de 1900, na época da Guerra de Canudos.
O beato Conselheiro, homem que passou a ser popular logo depois da República proclamada, era quem conduzia este movimento. Ele acreditava era um profeta de Deus ,e como Moisés,conduziria o povo de Deus para a liberdade e acabar com as diferenças sociais e com as crueldades republicanas, entre os pecados estavam o casamento civil e a exigência de impostos. Com estas juízos, ele conseguiu agrupar um grande número de admiradores que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de grande pobreza na qual se encontravam.

As idéias de Antônio Conselheiro difundiram-se de tal forma que jagunços passaram a utilizar-se delas para justificar seus roubos e suas atitudes que em nada condiziam com nenhum tipo de ensinamento religioso; este fato tirou por completo a tranqüilidade na qual os sertanejos daquela região estavam acostumados a viver.
A cidade de Canudos foi construída perto de alguns morros, dentre eles o Morro da Favela, que recebeu esse nome devido à sua vegetação predominante, a favela, uma planta típica da caatinga, muito resistente a seca. Quando os soldados retornaram ao Rio de Janeiro, pararam de receber sua remuneração, com isso se instalaram-se provisoriamente em alguns morros da cidade, junto de outros desabrigados. A partir daí, os morros recém-habitados ficaram conhecidos como favelas, referente à “favela original”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário